top of page

Seleção Brasileira de futebol de cegos se apresenta em João Pessoa.

Atualizado: 29 de fev. de 2024

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBVD) apresentam nesta sexta-feira, 1º de março, o projeto da Seleção Brasileira permanente de futebol de cegos.



ree

Seleção Brasileira de futebol de cegos comemora vitória em partida no Parapan de Santiago | Foto: Alessandra Cabral/CPB



Depois de ter se apresentado em Campina Grande a equipe fará uma exibição em João Pessoa (PB), a partir das 9h30, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, local em que a equipe estará reunida durante a preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início em agosto.

Na primeira parte do evento haverá uma apresentação oficial no auditório e contará com a presença dos atletas da Seleção Brasileira e da comissão técnica, além de Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), bicampeão na modalidade nos Jogos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito melhor jogador do mundo em 1998. Depois, a Seleção realizará um treino aberto no ginásio do Instituto. Também haverá uma visita às instalações destinadas aos atletas durante o período de estadia na Paraíba.

A Seleção Brasileira de futebol de cegos já possui vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, assegurada com a medalha de bronze conquistada nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), na Inglaterra, em 2023. A Seleção, invicta e hegemônica, nunca perdeu uma partida nos Jogos e irá buscar o hexacampeonato na França.

A equipe irá adotar João Pessoa, na Paraíba, como residência com o objetivo de se preparar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Lembrando que boa parte da equipe e comissão técnica são de atletas paraibanos, o time brasileiro conta com 12 atletas e sua comissão técnica que é aqui do estado, comandada por Fábio Luiz (técnico), Josinaldo Costa, o Bamba (auxiliar técnico), Halekson Freitas (fisioterapeuta) e Alexandre Sérgio (fisiologista).

Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, assim como a maioria da comissão técnica. O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas. O time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos.






Comentários


bottom of page