Seleções reúnem 50 jovens no CT Paralímpico em março.
- pcdes plataorma
- 1 de mar. de 2024
- 4 min de leitura

Atleta do futebol de cegos sorri durante treino | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/ CBDV
Os Campos de Treinamento de base das Seleções do Brasil reunirão de 23 a 30 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, 50 atletas de 10 a 22 anos de idade. Será o segundo encontro da temporada. O primeiro aconteceu nessa última semana.
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou nesta quarta-feira, 28, as listas de convocados das três modalidades – futebol de cegos, goalball e judô.
Implementado em 2022, o projeto tem o intuito de lapidar futuros talentos das modalidades administradas pela Confederação para auxiliar na renovação das Seleções Brasileiras. Naquele ano, foram criadas comissões técnicas específicas, diferentes das que atuam nas equipes adultas, cuja missão é garimpar e preparar esses jovens atletas.
No caso da Seleção de judô, foram chamados para este segundo campo de treinamento 18 judocas. Veja a lista:
Este ano, parte desse grupo representará o país em um torneio juvenil na Alemanha, em outubro. Por isso, o foco está não apenas na formação, mas já no início da transição ao alto rendimento. “É um passo bem importante estar na base, pensando na Seleção adulta”, diz o sul-mato-grossense Gabriel Rodrigues, de 15 anos, campeão do Parapan de Jovens de Bogotá, no ano passado.
O goalball também reunirá 18 atletas, sendo dez no masculino e oito no feminino. A chance de participar da semana intensa de atividades motiva as meninas, como explicou a ala/pivô Grazi Mendes, de 16 anos: “Nós percebemos que estamos nos esforçando e tem dado muito certo. A expectativa é de dar o meu melhor a cada treino”, contou a atleta nascida em Brasília (DF). Veja os convocados:
Seleção feminina (base)
Seleção masculina (base)
No caso do futebol, foram chamados 14 atletas da base, além de 11 jogadores da Seleção Sub-23, que vai trabalhar no mesmo período e se prepara de olho na Copa Tango, na Argentina, em abril. Veja as listas:
Seleção de base
Seleção sub-23
*Com informações do Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)





Comentários